Para que serve cada câmera em um smartphone?

A maioria dos smartphones de hoje conta com duas ou três câmeras, com vários modelos no mercado somando quatro ou mais sensores para uma melhor captura de imagens.

Quando a câmera dupla surgiu em celulares, as fabricantes perceberam que a câmera é um dos apetrechos preferidos dos consumidores. Então, quiseram melhorá-las, o que é justo.

As câmeras de lente única dos iPhones e Galaxies, por exemplo, ficaram mais rápidas e versáteis, mas continuavam (e ainda continuam, de certa forma) perdendo para câmeras profissionais ou algumas amadoras.

Empresas fabricantes de smartphones enfrentaram um impasse por uma grande demanda de qualidade fotográfica nos celulares, ainda exigindo finura no aparelho.

Enquanto se quer performance em todos os aspectos, também se procura um dispositivo compacto. Assim, os módulos de câmeras tem um espaço extremamente limitado para entregar resultados excepcionais. Por isso, os designers tiveram que inovar com as crescentes dimensões laterais e verticais dos smartphones para partir funções de câmeras potentes e grandes em múltiplos sensores menores que trabalham em conjunto.

Mas afinal, para que serve cada câmera em um smartphone?

Câmera de Profundidade (Modo Retrato)

O efeito que desfoca o fundo das fotos para destacar as pessoas ou objetos em primeiro plano já está presente em muitos celulares, desde intermediários até os mais poderosos.

Câmera Macro

Fotografar um inseto ou detalhes de um prato gastronômico com a câmera do celular pode ser uma tarefa difícil. Foi pensando nisso que marcas como a Samsung e a Motorola decidiram incluir o recurso macro no conjunto fotográfico.

Ele é ideal para captar os detalhes da natureza ou do espaço urbano, com a promessa de detectar texturas e fibras.

As fabricantes prometem maior qualidade no componente que traz como função principal fotografar objetos bem de pertinho.

Lente Periscópio

Uma lente periscópio é na verdade um tipo de lente teleobjetiva ou zoom e a posição dos componentes na estrutura do aparelho ajuda a entender o funcionamento. Explicando de forma simplificada, a lente periscópio é composta por um sensor e conjunto de lentes colocados em uma posição perpendicular em relação à parte traseira do smartphone. Uma única lente fica colocada na superfície traseira do aparelho e, abaixo dela, um prisma reflete a luz que entre por essa única lente até o sensor, mas antes a luz passa pelas outras lentes a frente do sensor da câmera.

Lente Teleobjetiva

As lentes teleobjetivas são utilizadas, no geral, para fotografar assuntos distantes e aumentar o assunto.

No entanto, esses não são os únicos usos do acessório. A distância focal maior também permite a criação de efeitos interessantes na imagem. Alguns exemplos são as distorções no assunto, desfoque de fundo ou bokeh.

Ultra-Wide (Grande Angular)

A grande-angular, ou wide, é atualmente a lente mais comum nos smartphones, e costuma ser a principal. Com essa lente, as imagens capturadas tem uma proporção similar às do olho humano, resultando em um campo de visão bastante amplo.

Quando adicionado o nome “ultra”, significa que a lente tem um campo de visão ainda maior, de maneira que o usuário não precise se afastar fisicamente para que caibam mais elementos na foto, dessa forma, paisagens não saem cortadas e ninguém fica de fora nas fotos de família.

E aí, gostou deste artigo? Deixe seu comentário, curta e compartilhe com seus amigos. Acompanhe o nosso blog para mais artigos sobre o mundo da tecnologia.

Acompanhe a gente nas redes sociais!