Dia 15 de março é o dia em que se comemora o dia do consumidor.
Esta comemoração acontece por conta de um discurso feito pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 15 de março de 1962. Há exatos 59 anos.
O dia do consumidor foi comemorado pela primeira vez em 1983, e foi a partir da década de 90 que o termo ganhou relevância.
Anualmente, a organização Consumers International realiza inúmeros eventos voltados para o Dia do Consumidor. São mais de 100 países participantes e é possível conferir a programação no site oficial (https://www.consumersinternational.org/).
Apesar de essa data ser importante para promover vendas, o Dia Mundial do Consumidor não precisa ter um apelo estritamente comercial. Trata-se de uma excelente oportunidade para que as empresas estreitem o seu relacionamento com os clientes.
Algumas práticas simples como usar comparador de preços e pesquisar cupons de desconto, podem garantir aquisições realmente vantajosas. Além disso, é preciso ficar atento para não cair em falsas ofertas ou golpes financeiros durante as compras pela Internet.
Outra recomendação é sempre desconfiar de promoções fora da realidade, que prometem vantagens além do normal. Nesses casos, é preciso ter cuidado para não cair em golpes de phishing, que podem resultar no roubo de dados bancários e prejuízos financeiros.
É importante que você verifique se o site é seguro, se possui um certificado SSL em seu link (o famoso cadeado antes do https do endereço do site).
Outra dica é comprar sempre em lojas confiáveis, que você conheça. E duvidar de qualquer “oferta imperdível” que você encontrar por aí.
Selos de segurança como o Site Blindado e o Ebit também são uma ótima dica para você ficar de olho.
Antes de comprar em um site que você não conhece, veja a sua reputação no Reclame Aqui. Lá você fica por dentro de reclamações de clientes, nota de atendimento, reputação da loja e resolução de problemas. Além de ver a satisfação dos clientes com a loja.
Procure não fazer compras online utilizando internet pública, como de bibliotecas, restaurantes, praças etc.
Dê preferência à compra feita por cartão de crédito virtual. Assim você aumenta a segurança dos seus dados.
E ai, gostou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo. Acompanhe-nos também nas Redes Sociais. Curta e compartilhe com seus amigos.