Grandes mulheres na história do mundo

Conheça 6 mulheres que marcaram a história do mundo com seus feitos

Conheça a seguir, grandes mulheres na história do mundo. Quem foram elas, quais foram seus feitos e suas conquistas, e também suas contribuições para o mundo em que vivemos.

Sabemos que infelizmente, ainda nos dias de hoje, mulheres sofrem com algumas atitudes da sociedade. Seja por quererem impor algo, por quererem proibi-las de fazer certas coisas, ou até mesmo por acharem que as mulheres não têm capacidade de realizar algumas tarefas.

Ao longo dos anos, as mulheres não só lutaram para conquistarem o seu lugar, como também provaram que além de capazes, são muito boas no que fazem. Em alguns casos, até melhores que muitos homens.

Não poder votar, não poder usar uma saia curta, não poder sair sozinha de casa ou não poder estudar só por ser uma mulher. Se isso parece absurdo para você hoje, saiba que todas essas mudanças ocorreram graças a mulheres corajosas e poderosas, que devotaram boa parte de suas vidas para mudar a história e permitir que você possa fazer tudo isso, hoje, sem um olhar de reprovação – ou pelo menos é assim que deveria ser.

A conquista da mulher pela igualdade nos leva além dos anos 1900 e nos conta histórias chocantes e inspiradoras. Conheça agora, mulheres cujas ações mudaram o rumo do mundo e foram fundamentais para o empoderamento de um sexo que pode ser tudo, menos frágil.

ADA LOVELACE, A PRIMEIRA PROGRAMADORA DE COMPUTADORES
ADA LOVELACE, A PRIMEIRA PROGRAMADORA DE COMPUTADORES

Ada Lovelace, filha do poeta Lord Byron e da matemática Anne Isabella Noel Byron. Devido à sua aristocrática origem, numa época na que não era habitual uma mulher se dedicar a atividades intelectuais, teve a oportunidade de se relacionar com personagens como Charles Dickens, Michael Faraday ou Charles Babbage, com o qual colaborou no seu projeto de máquina diferencial. Considerado como o primeiro computador, e ela como a primeira programadora de computadores, a Ada Lovelace foi capaz de diferenciar conceitualmente dados e processamento, chegando inclusive a propor o uso de cartões perfurados como método de entrada de informação e instruções para a máquina.

Patricia Era Bath
Patricia Era Bath – Oftalmologista norte-americana, inventora, humanitarista e acadêmica

Patricia Era Bath foi uma oftalmologista norte-americana, inventora, humanitarista e acadêmica. Ela foi a primeira mulher do Instituto de Olhos Jules Stein, primeira mulher a liderar um programa de pós-graduação em oftalmologia e a primeira mulher eleita para o quadro honorário do Centro Médico da UCLA. Bath foi a primeira pessoa afro-americana a servir como residente em oftalmologia na New York University. Ela também é a primeira mulher afro-americana a atuar como cirurgiã no Centro Médico da UCLA. Bath é a primeira médica afro-americana a receber uma patente para um propósito médico. Detentora de cinco patentes[2], ela também fundou o Instituto Americano para a Prevenção da Cegueira, sem fins lucrativos, em Washington, D.C.

Operadoras do Eniac
As mulheres operadoras do Eniac

Trabalhando em um dos primeiros supercomputadores criados, na Escola de Engenharia Moore, no estado americano da Pennsylvania, Betty Snyder, Marlyn Wescoff, Fran Bilas, Kay McNulty, Ruth Lichterman e Adele Goldstine eram responsáveis pela configuração do ENIAC, dando a ele as instruções para realizar os cálculos necessários. Isso significava que elas lidavam, diariamente, com mais de três mil interruptores e botões que ligavam um hardware de 80 toneladas, tudo manualmente.

Irmã Mary Kenneth Keller
Irmã Mary Kenneth Keller – Pioneira nos estudos da computação

Mary Kenneth Keller, mais conhecida como Irmã Mary Kenneth Keller foi uma importante freira e cientista da computação. Em 7 de junho de 1965, junto de Irving Tang da Universidade Washington em St. Louis, se tornaram os primeiros doutores na área no país, além de ser a primeira mulher a receber um doutorado na área.
Ela enxergou desde cedo o potencial dos computadores como uma ferramenta educacional e voltada para o desenvolvimento humano, seja por meio de um maior acesso à informação ou simplesmente como suporte na sala de aula. Tanto que sempre trabalhou na área do ensino, fundando um departamento de ciências da computação na Universidade Clarke, no estado americano do Iowa, o qual permaneceu dirigindo até seu falecimento, em janeiro de 1985.

Sarla Thakral, a primeira indiana a conquistar uma licença para pilotar – 1936
Sarla Thakral, a primeira indiana a conquistar uma licença para pilotar um avião

Sarla Thukral foi a primeira mulher indiana a pilotar um avião. Nascida em 1914, ela ganhou uma licença de piloto de aviação em 1936 com a idade de 21 anos e voou sozinha no Gypsy Moth.

Anna Fisher, a primeira mãe a ir para o espaço – 1980
Anna Fisher, a primeira mãe a ir para o espaço

Em 1978, Fisher foi selecionada com cinco outras mulheres – Sally Ride, Rhea Seddon, Judith Resnik, Kathryn Sullivan e Shannon Lucid – para a primeira equipe de astronautas femininas da NASA. Depois de completar o curso, em 1979, foi qualificada como especialista de missão para futuros voos no ônibus espacial.

Este artigo foi feito para mostrar algumas das grandes mulheres na história do mundo e homenagear vocês mulheres, que sempre foram peça especial para a criação de um mundo melhor.

Nós da Theu Tech desejamos um Feliz dia das mulheres a todas vocês!

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo, siga nossas redes sociais, curta, comente e compartilhe com seus amigos.