Conheça o computador mais poderoso do mundo e veja o que é o seu celular comparado a ele
Supercomputadores são computadores com uma grande capacidade de processamento de dados e memória, normalmente utilizado para fins científicos. Estas máquinas com potencial computacional começaram a surgir ao longo dos anos 1960, por meio de companhias como Cray Research.
De tempos em tempos, o maior supercomputador do mundo é ultrapassado por outros modelos concorrentes. Hoje, o número um da lista é o Japonês Fugaku. Com um poder de processamento incrível, o Fugaku conseguiu atingir um patamar de 415,5 Pflops, três vezes mais poder que o Summit da IBM, que ocupava a primeira posição até ser vencido pelo Japonês.
Pflops é a unidade de medida de quantos cálculos uma máquina consegue fazer por segundo.
No caso do Fugaku, esse número é assustador. São QUATRILHÕES de cálculos por segundo a quantidade de contas que esse supercomputador pode realizar.
Para uma comparação, foram realizados testes por grandes nomes como a TOP500, associação que monitora e registra supermáquinas, a Michigan Computer Center, Apple, Sony, entre outros.
Para você entender melhor, veja as comparações abaixo, entre o supercomputador e alguns aparelhos que todos vocês conhecem.
O poder do Fugaku é igual ao de:
7.420 computadores Mac Pro 2019
83.106 iPhones 11 Pro Max
296.807 iPads Pro
138.510.000 Apple Watches
327.963 celulares Galaxy S20
34.627 Xbox Series X
40.421 Playstations 5
95 Atlas (supercomputador da Petrobras)
No Brasil, o supercomputador mais poderoso é o Santos Dumont, utilizado pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no estado do Rio de Janeiro.
Chegando aos 5,1 Pflops, o Santos Dumont ocupa a posição de número 193 no ranking mais recente dos supercomputadores mais potentes do mundo.
E ai, gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo.
Nos acompanhe também nas Redes Sociais.